26 de mai. de 2010

Caros Viventes,

Outro dia, refletindo sobre vegetarianismo, proteção dos animais, preservação ambiental, me lembrei uma crônica do Drummond que eu li quando ainda estava na sétima série. Sei que era a sétima série porque registrei na contra capa do livro aqueles dados que toda mãe pede: nome, série e sala. Para que no caso de perda a gente encontre o material nos "achados e perdidos" (nome engraçadíssimo). A crônica chama-se: Da Utilidade dos Animais - Carlos Drummond de Andrade.

Eis um trecho:

"Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca… Todos ajudam.

- Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?

- Aquele? É o iaque, um boi da Ásia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pêlo se fazem perucas bacanas. E a carne, dizem que é gostosa.

- Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?

- Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra. Vamos adiante. Este é o texugo. Se vocês quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é ótimo."

2 comentários:

Amanda Cabral disse...

Acho engraçadissimo também, o nome de "achados e perdidos".. rs
Seus posts sempre me surpreendem!
beijo :*

André Luiz disse...

O único argumento que um vegetariano deve usar para justificar sues hábitos é que não gosta de carne.

Desenvolvendo:
Saiba q todos só temos este cérebro bem desenvolvido graças a carne, e que a cultura de alimentos vegetais é tão degradante, ou ate mais, quanto a pecuária, pois estas reduzem drásticamente o número hábitats e nichos, o que impede a diversidade tanto de fauna quanto de flora. Agora quanto ao uso de animais em tarefas não é feito apenas por humanos, vide o caso das formigas Polyergus rufescens(imagine que o nome está em itálico) que escraviza outra espécies de formiga, para que estas façam suas tarefas, como fazer ninho, capturar o alimento, etc. Assim como o humanos usam animais para realizar tarefas que para serem realizadas necessitariam de vários humanos.

Arquivo do blog

Pessoas que acompanham o Blog