Eu gostaria de saber porque todo mundo, ou pelo menos grande parte das pessoas, tem a estranha mania de sempre gostar, querer, desejar as coisas mais difíceis que nem sempre são as mais vantajosas.
Um exemplo claro é quando se trata de relacionamento afetivo. Tudo começa quando, geralmente gostamos de quem, até então, não gosta da gente. Mas aí surge uma pessoa legal atraente que se interessa em ficar conosco, na maioria das vezes acaba acontecendo, mas a partir daí surge o problema. Essa pessoa atraente que se interessou em ficar e acabou acontecendo, começa a querer um relacionamento mais sério, mas a gente sempre gosta de uma outra pessoa. Daí então, começa a fase de ignorar, mal-tratar, ver somente os defeitos, dessa pessoa que só quer o nosso bem, fazemos tudo isso presos à esperança de que o outro amor, mal correspondido, possa nos dar um "chance". O final disso tudo a gente já sabe, o amor mal correspondido se torna algo platônico, a pessoa que gosta da gente conhece uma outra pessoa que lhe valorize e fica com ela, e a gente? Ah, a gente geralmente fica chupando o dedo, e com o remorso de que deveria ter valorizado quem nos deu valor.
O mais engraçado é que isso acontece várias vezes durante a vida, com pessoas diferentes, e a gente custa a aprender, quando aprende. Essa mania de desvalorizar o que está perto e é bom e querer buscar algo que é muito difícil ou exigiria muito esforço, faz com que nós mesmos nos maltratemos.
Querer o impossível é legal, só que muitas vezes é melhor guardar todas as energias para serem gastas, em alguma coisa mais vantajosas. Quem não nos dá valor, não é vantagem nenhuma correr atrás delas.
2 comentários:
pow, eu concordo. mas a gente tem q tentar sim, fazer q nos dao valor. Por mais q seja dificil. Sonhar e preciso neh!? um dia a gente consegue, o problema e q venha a ser tarde demais.
Num sei porque, mas esse texto bateu tanto comigo. Voce ta escrevendo super bem Dani.
Beijos
Postar um comentário